sexta-feira, 3 de setembro de 2010

A ESTRADA DO INFERNO DA LOMBA DO PINHEIRO

Relato e fotos de Eduíno Matos, conselheiro da Região 7 de Planejamento (Partenon e Lomba do Pinheiro) do CMDUA (Conselho Municipal do Desenvolvimento Urbano e Ambiental) de Porto Alegre.

POR ESTA IMPORTANTE ESTRADA PASSA TODO O LIXO NOSSO DE CADA DIA, 1400 TONELADAS (DIA)

Estrada - Afonso Lourenço Mariante na Quinta do Portal - Região Lomba do Pinheiro.

Importante ligação viária entre as regiões de BELÉM VELHO E LOMBA DO PINHEIRO. No tráfego diário desta estrada, além dos veículos das milhares de famílias que residem nesta localidade, temos O TRANSBORDO DO DMLU. Todos os resíduos (lixo) coletado no município de Porto Alegre é direcionado para este ponto com objetivo DE SELEÇÃO/ CONTROLE/PESAGEM, para posteriormente ser levado (via rodoviária) para O ATERRO SANITÁRIO NO MUNICÍPIO DE ARROIO DOS RATOS, em grandes caminhões caçambas. Há trânsito de CAMINHÕES CAÇAMBAS, com alta tonelagem, com minério retirado DA PEDREIRA DO MORRO PELADO, o (precário) transporte coletivo, A LINHA QUINTA DO PORTAL (empresa sudeste), caminhões variados de abastecimento de GÁS, ALIMENTOS, MUDANÇAS, AMBULÂNCIAS, BOMBEIROS, BRIGADA MILITAR, COOPERATIVA DOS TRABALHADORES na limpeza urbana,...

Esta importante, INDISPENSÁVEL via de acesso entre as regiões, que liga o BELÉM VELHO/ LOMBA DO PINHEIRO (parada seis) este PROBLEMA CRÔNICO que já extrapolou o tempo de espera É UM PEQUENO TRECHO DE APROXIMADAMENTE 1100 METROS, QUE JÁ PASSA DE DEZ ANOS, ESTA ANGÚSTIA DOS MORADORES E USUÁRIOS, QUANDO NÃO CHOVE É O PÓ E QUANDO CHOVE É UM LAMAÇAL PERMANENTE, causando problemas generalizados, desde tráfego de veículos a mobilidade/locomoção dos pedrestes, A LOCOMOÇÃO DAS CRIANÇAS QUE ESTUDAM NOS COLÉGIOS NA REGIÃO, ETC.

ESTA QUESTÃO EXTRAPOLOU O TRÁFEGO DE VEÍCULOS PARA SER UM PROBLEMA DE SAÚDE PÚBLICA, DESCASO PÚBLICO.

(Nesta data, 31 de Agosto 2010, foi solicitado Providências Formais ao MP/RS sobre o fato em pauta - através da Ouvidoria)

Todas as fotos feitas por Eduíno Matos:

Lomba

Nenhum comentário: