quinta-feira, 23 de junho de 2011

Vozes da Missão - Vídeos realizados durante a missão da Relatoria do Direito Humano à Cidade - RJ

Nos dias 18-20 de maio de 2011, a Relatoria do Direito Humano à Cidade da Plataforma Dhesca Brasil organizou uma missão especial no Rio de Janeiro para investigar os impactos da Copa de 2014 e Olimpíadas de 2016 em comunidades que estão sofrendo processos de remoção e despejo. Estas são as Vozes da Missão.


Assista os Vídeos realizados durante a missão:

                                      Restinga                                                           Favela do  Metrô


"Nas obras de infraestrutura, quem elas estão removendo são principalmente os assentamentos informais. Por que? Qual a lógica? "Ah, tudo bem passar em cima de favela, beleza! não vai dar tanto trabalho, não vai sair tão cara a desapropriação, o povo não vai entrar na justiça pra discutir o valor, não vai criar precatório, que é o que cria quando entra na área da classe média, então, também esse é outro padrão. Aonde estão sendo feitas as obras? Vamos olhar ao lado do Maracanã, precisamos de um estacionamento para o Maracanã. Aonde vai ser o estacionamento? Claro! Na favela! Não é no posto de gasolina que tá caindo aos pedaços, soltando gasolina pelo subsolo. Não é em qualquer outra alternativa de terreno. Vai em cima das favelas porque justamente é o lugar mais vulnerável. E onde tá a população mais vulnerável é aonde o direito a moradia devia ser mais respeitado." (Raquel Rolnik)


                    Morro da Providência                                             Vila Recreio 2


"Primeiro, que nem a defensoria conseguiu ver o projeto. Cadê o projeto? Cade o projeto dessa obra?  Ninguém conhece esse projeto a não ser ele. Eu acho que a sociedade do Rio de Janeiro, as comunidades envolvidas tinham que ter ajudado a construir esse projeto. Em segundo, que houvesse um pouco mais de justiça com as pessoas que estão sendo tiradas dos locais. Justica! E outra coisa é que houvesse mais dignidade nessa construção de relação entre o reassentamento e as pessoas, que não tá acontecendo. O despejo! Não sei até quando minha casa vai ficar em pé. Isso eu não sei. Mas eu to querendo ir até o extremo dos meus direitos. Se possível vou até o Supremo Tribunal Federal . O cara da Prefeitura falou que eu tô explorando o dinheiro público. Eu não tô explorando o dinheiro público. Eu tô querendo fazer valer meu direito. Eu tenho meu direito e tenho que buscar ele. Senão a Constituição brasileira, essas leis serão letras mortas. Eu que tenho que dar vida aquilo ali, eu que tenho que dar vida à essas leis. Se eu não der vida a eles, eles vão continuar letras mortas." (Jorge, Morador da Vila Recreio 2) 

Participantes da missão incluem:




Comitê Popular da Copa e Olimpíadas do Rio de Janeiro
Conselho Popular do Rio de Janeiro
Pastoral de Favelas
Fórum Nacional da Reforma Urbana (FNRU)
Central de Movimentos Populares (CMP)
Movimento Nacional de Luta pela Moradia
Comissão de Direitos Humanos da Alerj
Grupo de Trabalho - GT de Conflitos do Conselho das Cidades
Rede Contra a Violência
Laboratório Estado, Trabalho, Território e Natureza - ETTERN-IPPUR/UFRJ
Observatório das Metrópoles - IPPUR/UFRJ

Nenhum comentário: