Em entrevista ao programa Show dos Esportes, da Rádio Gaúcha, no último dia 13 de Junho, o prefeito José Fortunati falou sobre as ações do comitê popular da Copa Porto Alegre em relação à duplicação da avenida Tronco. O prefeito criticou os boletins feitos pelo comitê na região porque foi usado o termo “despejo” e inclusive o protesto realizado pelos moradores em fevereiro, quando fecharam a avenida Divisa porque não tinham quase nenhuma informação do poder público sobre as obras e a remoção de cerca de 1,5 mil famílias.
Sem citar diretamente o comitê popular da Copa, o prefeito Fortunati também criticou a denúncia feita à relatoria especial da Organização das Nações Unidas (ONU) para o direito à moradia adequada sobre o desrespeito a direitos da população em nome da Copa do Mundo de 2014.
Para o prefeito, este grupo – o comitê popular da Copa – “é um grupo resistente à Copa do Mundo, ao progresso de Porto Alegre, a qualquer coisa”. “Tem um grupo infernizando, botando pilha”, que trabalha “de forma sorrateira”.
OUÇA AQUI o trecho da entrevista (no trecho, o apresentador se refere erroneamente ao prefeito Fortunati como "secretário").
Já o prefeito não falou nada sobre as casas da “nova” Vila Dique, que depois de pouco mais de um ano já têm rachaduras, da escola e da creche que ainda não foram construídas lá, da família que ainda vive em casa de passagem; da grande mobilização e da pressão que as famílias do Cristal e da Divisa tiveram que fazer para que ele fosse à região dar informações sobre as remoções para a duplicação da avenida Tronco.
Copa sim, mas com respeito pelos direitos à população!
Nenhum comentário:
Postar um comentário