quarta-feira, 13 de julho de 2011

Obra do Minha Casa Minha Vida é saqueada em Terra Vermelha - ES

Nota publicada no Blog do GT de Assuntos Urbanos da AGB-Vitória


Empresa abandonou a obra após reivindicação dos trabalhadores para melhoria das condições de trabalho e pagamento dos salários


13/07/2011 - 15h15 - Atualizado em 13/07/2011 - 15h15
Samanta Nogueira - Gazeta Online

Uma obra do programa Minha Casa, Minha Vida, do governo Federal, foi saqueada nesta quarta-feira (13) pela população do bairro Jabaeté,  na região da Grande Terra Vermelha, em Vila Velha, e funcionários da R. Carvalho Construções e Empreendimentos, responsável pela construção dos apartamentos. As pessoas levaram parte dos materiais que seriam utilizados na obra, como vergalhões, blocos de concreto, madeira e até caixas d'água.

Segundo operários da empresa, o saque só ocorreu porque a construtora, com sede em Feira de Santana, na Bahia, teria abandonado o empreendimento. Há três semanas os funcionários fizeram uma paralisação para reivindicar melhores condições de trabalho. De acordo com o auxiliar de almoxarife, Wagner Vieira, contratado pela R. Carvalho, a  firma não oferecia banheiro e nem água para os 350 funcionários.

"Nós conseguimos, inclusive, negociar com a empresa, mas ela ficou de regularizar a situação toda, tanto é que o dia marcado para regularizar foi hoje (quarta-feira). Nós chegamos para trabalhar, mas a empresa sumiu, carregou todos os equipamentos e carregou todo o pessoal administrativo".
foto: Samanta Nogueira | gazeta online
Jabaeté, na Grande Terra Vermelha
Obra foi abandonada pela construtora
Os trabalhadores da obra também estavam sem receber salário. A situação deixou a população indignada. Ana Júlia Mandato, que fazia inscrição das famílias para morar nos apartamentos, quer saber quais providências serão tomadas pelos governantes. "Apesar da firma não pagar os empregados, essas pessoas estão pegando tudo, e como vai ficar agora, porque esse prédio era para ser entregue no final de 2012?".

A moradora Istael Carlos Nera da Silva ainda disse que a empresa buscou alguns materiais da obra durante a madrugada desta quarta-feira. "A firma veio de madrugada aqui, pegou 2 mil sacos de cimento, os computadores e tudo o que tinha de valor deles. Eles liberaram os funcionários para poder pegar as coisas para eles, para não saírem no prejuízo, porque já tem 40 dias que eles não recebem".

A obra começou há quatro meses e o empreendimento ia atender a 1.500 famílias com renda entre 0 e 3 salários mínimos. O Secretário de Habitação de Vila Velha, Marcos Costa, afirmou que a gestão financeira da obra é de responsabilidade da Caixa Econômica Federal. "O município quer tentar de alguma construir uma solução, junto com o governo Federal e com a Caixa Econômica Federal, para que o empreendimento tenha continuidade, seja através de uma outra empresa ou de uma medida técnica para que possa resolver".

A empresa  R. Carvalho Construções e Empreendimentos foi procurada pela reportagem, mas não houve resposta até a veiculação desta reportagem.

Nenhum comentário: