segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Comunidade da São Judas faz manifestação em frente à área grilada pelos Vontobel


Na noite de sexta, 5 de agosto, a comunidade se reuniu em frente à área grilada pela família Vontobel - dona da marca Coca-Cola, Mu-Mu e Neugebaur na região Sul - na Av. Ipiranga 6001 para reivindicar que os mesmos devolvam ao Estado do RS este terreno para que seja usado como Área de Interesse Social.



Desde 1996, o Estado do RS ganhou causa judicial de desapropriação da área, mas os Vontobel não a entregam sob a alegação de que tem que receber dinheiro do Estado pelas benfeitorias que executou. No entanto, locatários dos espaços como a Loja de automóveis Gamalho, afirmam que foram eles que ergueram os prédios, pois os Vontobel alugaram o terreno vazio. Este é o mesmo caso das Cerâmicas Baldi, que já saiu da área. Os Vontobel colocaram o terreno, de 1750m², para alugar na Imobiliária CONDOSUL por 20 mil reais mensais. 

Imagem do terreno disponibilizada no sítio da Condosul (clique na imagem para ampliar) 

Alguns moradores deram depoimentos a respeito do nosso direito em reivindicar que o espaço seja destinado para equipamentos públicos ou moradias. O Estatuto das Cidades coloca que todos os imóveis ou áreas públicas não podem serem usadas para fins comerciais. Ao final da atividade a Brigada Militar se fez presente e conversou com os líderes de nossa comunidade. Nossa mobilização terá continuidade até que a área seja devolvida ao poder público estadual e destinada para uso social. 


Fala do Coordenador da AMOVITA:
Outros vídeos no Canal da AMOVITA, incluindo um denunciando a grilagem do Sr. Ildo Mânica, dono da Serralheria Partenon (localizada em área pública), que aluga casas e já despejou uma família com três crianças de nossa comunidade. Detalhe: este senhor é pastor evangélico.

Nenhum comentário: