quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Comunidades ameaças pelo VLT realizarão Assembléia Pública para discutir a resistência

O Movimento de Luta em Defesa da Moradia (MLDM), criado para organizar moradores de comunidades ameaçadas de remoção pela implantação de VLT Parangaba-Mucuripe, realizará nesta quinta-feira (13), uma Assembléia Púbica para discutir os impactos do projeto e medidas de resistência das comunidades. A atividade ocorrerá às 19h, ao lado da capela Nossa Senhora das Graças, na rua Marechal Rondon, entre a Santos Dumont e a Padre Antônio Tomas, Aldeota.





Além de moradores das várias localidades ameaças, a Assembléia contará com a presença de membros do Ministério Público Federal, Defensoria Pública da União, Defensoria Pública do Estado, dos núcleos de assessoria jurídica popular da UFC e UNIFOR, da ex-prefeita Maria Luíza Fontenelle, membros do Comando de Greve dos professores da rede estadual e de organizações políticas e sociais que apóiam a luta das comunidades.

No último dia 02 de setembro, durante a 202º reunião ordinária do COEMA – Conselho Estadual de Meio Ambiente, que aprovou o Parecer Técnico do VLT, o Governo do Estado do Ceará apresentou oficialmente a proposta de reassentar as famílias removidas pelo VLT no Condomínio Cidade Jardim, com 5.344 unidades de 41,30 m² cada, localizado na Avenida Presidente Costa e Silva, S/N (Avenida Perimetral), na interseção com a Avenida I do Conjunto José Walter.

Para conhecer a realidade do Condomínio e avaliar melhor a proposta do governo, o MLDM organizou uma caravana de moradores ao local. O resultado foi muita insatisfação e angustia. Constatou-se que o terreno fica a uma distância de mais de 15 km em relação a alguns pontos de remoção, longe do trabalho e de toda a rede de serviços e equipamentos sociais aos quais essas comunidades têm acesso hoje.

Pior ainda foi ver que não existe um único tijolo no local e nem sinais de início de qualquer obra, somente mato por todo lado. Porém, de acordo com o cronograma apresentado pelo Governo do Estado, as remoções terão início em janeiro de 2012.
MLDM

Contatos:
Regina: 8731 8895
Nete: 3244 3750

Nenhum comentário: