segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

PRÁTICAS DE MORAR: PRODUÇÃO, GESTÃO E VIDA COLETIVA

1° CICLO INTERNACIONAL DE DEBATES


Técnica e política são dois momentos presentes em qualquer atividade humana. Porém, no curto período histórico da modernidade, elas encontram-se fragmentadas no trabalho dos que pensam e dos que fazem. Nesta época a luta habitacional passa a ter como pano de fundo a autodeterminação popular e sua principal bandeira passa a ser a autogestão.

Os resultados da religação entre técnica e política sob a bandeira da autogestão podem ser algumas experiências socialmente transformadoras. Podemos tomar como referências iniciais a produção habitacional por ayuda-mútua, no Uruguai, e algumas entre as milhares experiências financiadas pelos programas Crédito Solidário e Minha Casa, Minha Vida – Entidades no Brasil nos últimos seis anos, pelo menos.

Estas experiências fazem parte de um projeto para viver diferente? No que consiste este projeto hoje? O que estas experiências de produção habitacional significam hoje diante do cenário dominado pelo produtivismo? Elas ajudam a avançar na definição de como se daria a autonomia técnica e política dos setores populares?
Debatedor convidado:

Pedro Fiore Arantes - Professor da Universidade Federal de São Paulo e integrante do coletivo USINA, entidade que presta assessoria técnica a movimentos na área de habitação.
Local: Auditório Elvan Silva da Faculdade de Arquitetura da UFRGS. Rua Sarmento Leite 320, térreo.
Data:  Primeiro debate em 9 DE DEZEMBRO, 19H.
Inscrições: praticasdemorar@ongcidade.org 
Entrada franca. Será oferecido certificação.
Promoção: ONG Cidade – Centro de Assessoria e Estudos Urbanos
Rua Antão de Farias, 50 – Bairro Bom Fim, Porto Alegre/RS / CEP: 90035-386
Tel/Fax: 0XX(51) 3264-3386

Apoio:

Misereor – Katholishe zentralstelle
Laboratório do Espaço Social – LABES
Laboratório de pesquisa Cidade-projeto / Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional - PROPUR

Nenhum comentário: