terça-feira, 1 de maio de 2012

"Preocupem-se com os pobres e não apenas com os lucros"

StreetNet Internacional


Comunicado de Imprensa: Dia Internacional do(a) Trabalhador(a) – 1º de Maio de 2012

"Preocupem-se com os pobres e não apenas com os lucros" – vendedores informais do Brasil enviam carta a FIFA.

Por ocasião do Dia Internacional do(a) Trabalhador(a), a CUT, a StreetNet Internacional e o Centro Gaspar Garcia de Direitos Humanos reivindicam que a FIFA mantenha sua promessa de identificar abordagens "construtivas" ao comércio de rua durante a Copa do Mundo de 2014 no Brasil.

A StreetNet internacional, a CUT-Brasil e o Centro Gaspar Garcia de Direitos Humanos escrevem na ocasião do 1º de Maio para reivindicar que a FIFA mantenha sua promessa de identificar abordagens "construtivas" ao comércio de rua durante a Copa do Mundo de 2014 no Brasil.

"Comerciantes informais são trabalhadores que trabalham para tirar um sustento honesto para suas famílias. A FIFA precisa seriamente repensar sua política de criação de zonas de exclusão ao redor dos estádios e fan parks, devido ao seu impacto negativo sobre um dos grupos mais vulneráveis ​​da população urbana de baixa renda", afirmou Manoel Messias Melo, Secretário de Relações de Trabalho da CUT Nacional.

"A FIFA tem o poder de realmente mudar a cara da Copa do Mundo no Brasil", disse Nora Wintour, da StreetNet Internacional. "Será que os torcedores de futebol vão se sentir bem em andar pelo estádio sabendo que a FIFA foi responsável por destruir os meios de vida de comerciantes informais locais? Não, eles não vão. Fomos convidados a apresentar propostas viáveis. Nós as apresentamos hoje ", explicou ela.

"Vamos dar a oportunidade da FIFA mostrar que este não é apenas mais um exercício de relações públicas. A StreetNet realizou uma ampla consulta e identificou mais de 80 organizações de vendedores informais nas 12 cidades-sede. Temos algumas propostas práticas sobre como os municípios podem trabalhar com as organizações de vendedores informais agora, durante a Copa do Mundo e a longo prazo. A CUT e o Centro Gaspar Garcia já trabalharam com as organizações de ambulantes para desenvolver essas demandas", Nora Wintour acrescentou.

Maria, liderança da organização de vendedores informais MUCA – Movimento Unido dos Camelôs, filiada à CUT no Rio de Janeiro, explicou: "Nós ouvimos o que aconteceu com os vendedores informais na África do Sul. Disseram para nos organizar e exigir nosso direito de trabalhar durante a Copa do Mundo. Sentimos que a nossa causa é justa. A FIFA e todos os diferentes níveis de governo no Brasil devem mostrar que se preocupam com os pobres, não apenas os lucros".

As organizações recomendam:

(1) que a FIFA encoraje as autoridades municipais a estabelecer ou utilizar os já existentes fóruns de negociação para dialogar com organizações representativas de todos vendedores informais nas diferentes cidades sede;


(2) que, nos Fan Miles ao redor dos estádios e nos Fan Parks, 50% dos estandes sejam reservados para comerciantes informais locais que vendem comida típica e bebidas da região, além de produtos artesanais. Estes estandes devem ser atribuídos à vendedores informais através de um processo participativo, conforme estabelecido pelos fóruns de negociação, e a preços acessíveis, dando prioridade a cooperativas ou outras iniciativas de economia social de ambulantes possuíndo licenças válidas ou não. Caso contrário eles perderão seus espaços de venda.


(3) que alternativas adequadas para o comércio informal em cada município sejam desenvolvidas de forma consultiva; estes espaços de comercialização devem ser 50% financiado pela FIFA e devem ser concebidos como soluções de longo prazo para serem colocados em prática durante e após a Copa do Mundo, em jogos rotineiros ou eventos em torno destes estádios, Fan Miles e Fan Parks, de modo que também haja um legado social da Copa do Mundo para os comerciantes informais.

Para mais informações:
Contato: Streetnet Internacional:
Sharon Pillay (Diretora de Mídia e Publicidade) sharonpillay4@yahoo.com
Nora Wintour (Coordenadora de Campanhas) norawintour@live.co.uk
Maira Vannuchi (Consultora StreetNet Brasil) mairavannuchi@gmail.com

Central Única dos Trabalhadores - CUT Nacional – Crystiane Peres: crystiane@cut.org.br
Centro de Gaspar Garcia de Direitos Humanos – Luciana Itikawa: luciana.itikawa@gmail.com

Nenhum comentário: