quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Futuro Assentamento 20 de Novembro

Fonte: Lutadores Urbanos

Foto Lucimar F Siqueira

Convidamos a tod@s os companheir@s que tem acompanhado e contribuído nas lutas pela Reforma Urbana, do MNLM e das famílias da Ocupação 20 de Novembro para um mutirão a próxima sexta-feira, dia 16 de Novembro de mudança da OCUPAÇÃO 20 DE NOVEMBRO (ao lado do Beira-Rio) para o futuro ASSENTAMENTO 20 DE NOVEMBRO (Barros Cassal, 161).No prédio que está sendo repassado pelo patrimônio da União para a Cooperativa 20 de Novembro serão assentadas 42 famílias do MNLM e da CONAM/FEGAM.


Apartir das 9h na Av. Padre Cacique, 1345 e à tarde no prédio da Barros Cassal, 161.

Venha construir conosco este espaço e vamos torná-lo a referência de todas as lutadoras e lutadores urbanos!

NECESSITAMOS DE MUITAS MÃOS, BRAÇOS E TAMBÉM... restos de tinta, rolo, vassouras, baldes, pregos, martelos... se você mora perto da Barros Cassal por favor já venha preparad@.
Contamos com você!!!

BREVE HISTÓRICO DA OCUPAÇÃO 20 DE NOVEMBRO

A história da Ocupação começa no dia 20 de Novembro de 2006 quando o Movimento Nacional de Luta pela Moradia-MNLM ocupou, pela segunda vez, o prédio situado na esquina da Avenida Mauá com a Caldas Junior no centro de Porto Alegre e denunciou seu uso pelo crime organizado (PCC) e a especulação imobiliária de que é objeto. A ocupação 20 de Novembro tornou-se referência nacional e internacional no debate de que imóveis no meio urbano utilizados para fins ilícitos devem ser revertidos para moradia de interesse social. Além disso o despejo das 36 famílias que residiram no prédio por 4 meses, causou comoção e revolta pelo enorme contingente policial que foi utilizado (cerca de 300 policiais).
Foto: Lucimar F Siqueira
Desde 23 de Março de 2007 as famílias do MNLM encontram-se assentadas provisoriamente em área pública, retomaram os núcleos de produção e com seu trabalho restauraram o imóvel público. No assentamento provisório foi constituída a Cooperativa 20 de Novembro com núcleos de comunicação, alimentação para eventos, reciclagem e artesanatos com fibras de PET.

A área em que as famílias residem fica ao lado do Sport Club Internacional e está sendo repassada ao clube para viabilizar as obras para Copa de 2014, sendo assim as famílias estão sendo removidas do local. Como alternativa definitiva de assentamento o MNLM vem pautando desde 2008 a reforma de um prédio da União no centro da cidade, no entanto, apesar de o Governo Federal estar repassando o prédio para o movimento, a prefeitura até o momento não empregou nenhum esforço para concretizar o projeto.

Foto:Lucimar F Siqueira


O poder municipal apresentou como alternativa o bônus moradia no valor de 52 mil reais, algumas famílias que avaliaram não ter perfil para residir em apartamento optaram pelo bônus, no entanto com este valor só conseguiram adquirir imóveis fora de Porto Alegre ou em regiões afastadas do centro, sua região de referência. Mas a luta continua, pois as famílias saem da região com disposição para constituir núcleos do movimento e da cooperativa nos novos locais de residência. Assim como as famílias que permanecerão em processo de aluguel social até que a reforma do prédio esteja concluída, continuarão organizadas na luta por moradia popular no centro da capital.


E as famílias da Ocupação 20 de Novembro seguem organizadas na luta por Geração de Renda através do Trabalho Solidário na Coop20 e unidas pela bandeira do MNLM na luta pela Reforma Urbana, acreditando que um outro modelo de cidade é possível, uma cidade justa, democrática, participativa, inclusiva e que respeite as diversidades étnicas, geracionais, culturais, de gênero e orientação sexual.


Foto: Lucimar F Siqueira 

Fotos: Lucimar F Siqueira 

Nenhum comentário: