terça-feira, 8 de janeiro de 2013

CONAM - Os desafios e as lutas políticas e sociais em 2013


A Conam, reunida em São Paulo nos dias 16 e 17 de novembro de 2012, no seu Conselho Nacional das Entidades Associadas – CONEA, filiadas e sua Diretoria, decidiu emitir opinião em que defende o aprofundamento da democracia e o conjunto de reformas que o Brasil precisa para continuar avançando.

Nós, todos e todas do movimento comunitário brasileiro, que lutamos por direitos sociais e democracia plena, e que derrotamos a ditadura militar nos anos 60,70 e 80, o neoliberalismo nos anos 90, à direita e as oligarquias brasileiras nos anos 2000 e a grande mídia, iremos às ruas para defender as reformas tão importantes ao nosso desenvolvimento enquanto nação, fazendo mobilizações e todas as articulações necessárias para garanti-las.

Assim sendo, nós repudiamos veementemente a criminalização das lideranças dos movimentos sociais, dos políticos e da política pelo poder judiciário, e pretendemos que haja maior controle deste poder, dos meios de comunicação, com controle social, e que tenhamos democratização de fato das informações. Isto é, que não somente alguns “iluminados” possam julgar politicamente, e poucos detentores de monopólios de mídia possam comunicar arbitrariamente.

Neste momento, temos a tarefa de manter a democracia, respeitar e defender a política, trabalhando para realizar uma profunda reforma no poder judiciário, que não permita que um conjunto de instrumentos legais criados por nós, sejam usados contra nós, para criminalizar a política e os movimentos sociais, como temos visto no último período, em que há uma tentativa clara de nos intimidar no avanço das nossas lutas e conquistas por um Brasil melhor, mais democrático, socialmente mais justo e soberano.

Precisamos exigir mudança na orientação da política econômica com a diminuição dos encargos tributários e a diminuição dos juros e que as grandes fortunas sejam taxadas ajudando a financiar os investimentos em políticas públicas. A carga tributária maior deve recair sobre os donos do grande capital financeiro, aqueles que vêm acumulando riqueza sem gerar emprego e renda, prejudicando o desenvolvimento econômico e o progresso social da nação.

Portanto, é necessário nos engajarmos numa cruzada pelo conjunto de reformas democráticas que preparam nossa sociedade para um futuro promissor, a reforma política, tributária, judiciária, da comunicação, agrária, urbana e da educação. No nosso entendimento esse conjunto de reformas é necessário para termos garantias de consolidação das nossas conquistas sociais e na ampliação dos direitos do povo brasileiro.

Bartiria Lima da Costa
Presidenta da CONAM

Wilson Valerio
Vice-Presidente da CONAM

Rua Prof. Sebastião Soares de Faria, 27 – 5º andar – salas 54 / 55 – Bela Vista -São Paulo – SP
CEP: 01317-010 - Fone/Fax: (11) 3276-3233 / 3209-9623/ 3208-0220
Correio Eletrônico: conambrasil@hotmail.com / página na internet: www.conam.org.br




Nenhum comentário: