domingo, 3 de fevereiro de 2013

Vila Liberdade - Porto Alegre


Relato de Ceniriani Vargas da Silva - MNLM Porto Alegre

Companheir@s,

Ontem estivemos na Vila Liberdade onde ocorreu o incêndio no último domingo, dia 27, em Porto Alegre. A noite participamos de uma reunião proposta pela prefeitura com as famílias que estão acampadas na beira da free way, vou tentar relatar um pouco dos últimos acontecimentos e principalmente os avanços já garantidos pela resistência das famílias:

- A PREFEITURA representada pelo Vereador Luciano Marcantônio, atual Secretário Municipal de Direitos Humanos e Segurança Urbana afirmou nesta reunião (temos gravação em vídeo) que as famílias serão assentadas no Loteamento Liberdade (construção vertical) que será construído no local e entregou as famílias a declaração assinada pelo diretor do demhab (que fotografamos e que encaminho em anexo). Uma grande vitória das famílias, pois a proposta inicial da prefeitura era de assentar as famílias na Restinga a cerca de 40 Km do local.

- AS FAMÍLIAS que tiveram as casas atingidas pelo incêndio encontram-se neste momento em 3 situações, algumas acampadas na beira da free way, outras alojadas em uma escola próxima e outras ainda em casa de familiares. Uma das proposta apresentadas pela prefeitura é de alocar as famílias em "casas de emergência ecológicas", em terrenos próximos - pelo menos umas 50 serão construídas em um campo de futebol bem perto de onde ocorreu incêndio. Apesar de pequenas, estas casas tem inclusive banheiro individual, melhores condições comparado com as casas de emergencia ou de passagem antes oferecidas (como aquela em que viveram as familias da vila dos papeleiros por muitos anos). As casas já estão sendo contruídas por uma empresa contratada, tem umas 3 prontas e a previsão é de que sejam todas construídas em uma semana e prioridade é para as familias que estão acampadas ou alojadas na escola. A outra alternativa é o aluguel social, mas as famílias não tem muita clareza de como funciona, há muita desconfiança e inclusive o aluguel na região já está aumentando devido a demanda gerada por esta situação.

- Esta marcada uma reunião para domingo com o prefeito em que será apresentada a proposta do reassentamento das famílias no futuro Loteamento Liberdade.

- Esta tragédia, que felizmente teve apenas perdas materiais, tbm de certa forma alertou (escancarou) a sociedade sobre a necessidade de solução da situação das famílias. Além disso forçou a prefeitura recuar nas concessões em favor dos entes privados envolvidos no processo da Copa, garantindo de fato uma luta antiga da comunidade que é a construção deste loteamento. Um terreno próximo destinado ao mesmo projeto, segundo a prefeitura já terá aberta licitação em 3 meses para contratar empresa para construção. 

COMO PODEMOS CONTRIBUIR?

- Algumas entidades estão lá desde domingo acompanhando de perto a situação. A CUT e alguns estudantes, principalmente do DCE da PUC e da UFRGS, estão com barracas junto as famílias acampadas na beira da free way. A Força Sindical está em peso focada na organização das famílias alojadas na escola e das doações que estão chegando. Enfim, as organizações estão lá contribuindo na organização, mas serve de reflexão para todos nós o cuidado que devemos ter nos envolvendo com o processo das famílias, para não misturar as divergencias políticas que as organizações possam ter e acabar prejudicando a luta ou confundindo ainda mais os moradores. 

- SOBRE AS DOAÇÕES: O MOVIMENTO NACIONAL DE LUTA PELA MORADIA E A AGB ESTÃO ARRECADANDO DOAÇÕES PARA AS FAMÍLIAS DA VILA LIBERDADE!
A Ivonete (grávida de 8 meses), Elaine (grávida de 5 meses) e sua mãe Roseli (grávida de 4 meses) perderam tudo no incêndio na Vila Liberdade e agora estão acampadas na beira da Free Way... tudo que tinham para seus bebês foi queimado... Ivonete esteve no posto de saúde hoje e sua filha Helena Salete pode nascer a qualquer momento...
Tem chegado muitas doações de roupas de diversos lugares, mas poucas roupas de crianças e menos ainda de bebê... No barracão que construíram estão 9 famílias e ao lado tbm há uma menina de 18 anos, Taíssa, portadora de necessidade especial que necessita de fraldas geriátricas...

AS FAMÍLIAS NECESSITAM PRINCIPALMENTE:
- Fraldas de bebê e geriátricas
- Material escolar
- Roupas de criança e de bebê
- Panelas e utencílios domésticos
- Colchões, etc.

AS DOAÇÕES PODEM SER ENTREGUES NO FUTURO ASSENTAMENTO 20 DE NOVEMBRO NA RUA BARROS CASSAL, 161, ESQUINA COM A FARRAPOS.
FALAR COM O CHICO.

Ni- MNLM






Nenhum comentário: