quarta-feira, 1 de maio de 2013

Encontro pela Defesa do Direito à Moradia

Ilhas - Porto Alegre

Do Blog do CDES

O Centro de Direitos Econômicos e Sociais - CDES esteve no último sabado, dia 27/04 na Ilha dos Marinheiros no Encontro pelo Direito à Moradia. Este encontro que reuniu lideranças e moradores das ilhas da Pintada, Marinheiros, Pavão e Flores teve por objetivo a formação de lideranças sobre Direitos Humanos com enfoque no direito à moradia.


"Nossa Ilha, Nossa Casa" foi a frase que marcou o encontro. Diante de conflitos históricos e muita luta para defender o direito ao território, os ilhéus se mobilizam agora para defender seus direitos, em especial o direito à moradia e ao trabalho frente aos Planos de Manejo do Parque Estadual e da APA do Delta. Destacam a necessidade de elaboração de um Plano Habitacional para as Ilhas que contemple desde a produção de moradias adequadas culturalmente até a regularização fundiária. 

O CDES - Direitos Humanos apoia a luta das comunidades das Ilhas e acredita da interdependência dos direitos, e esta interdependência na prática implica no diálogo entre as Secretarias de Habitação e Meio Ambiente do Estado, destas com a Prefeitura de Porto Alegre e destes com as comunidades afetadas. A dignidade humana está diretamente atrelada a uma moradia adequada, a um planejamento urbano e a um meio ambiente equilibrado do qual o ser humano é parte e dele depende a sua sobrevivência.

Nenhum comentário: