segunda-feira, 10 de junho de 2013

COPA LEGAL É COPA QUE RESPEITA OS DIREITOS HUMANOS

Encontros de Capacitação Coletiva para a Copa de 2014


A FMP, por meio do Grupo de Pesquisa e Extensão em Direito Urbanístico, promove o evento “Copa LEGAL é copa que respeita os direitos humanos: encontros de capacitação sobre a copa de 2014”. O evento proporcionará a reflexão sobre a preparação da capital gaúcha para a Copa.  A idéia é partilhar socialmente o conhecimento produzido dentro da instituição, já que o tema dos impactos urbanísticos, sociais e ambientais da copa de 2014 em Porto Alegre vem sendo estudado pelo grupo de pesquisa desde 2010. Os encontros serão quinzenais, com início em 10/6, sempre nas segundas-feiras das 19h às 21h30min na FMP.
Parte das vagas é reservada a lideranças comunitárias e de movimentos sociais que para manifestar interesse em participar devem encaminhar e-mail para fmp@fmp.com.br Demais vagas estarão abertas ao público interessado por meio de um formulário de inscrição.

Programação:
 

1.    10/06 - Megaeventos Esportivos: Impactos e Legados da Copa de 2014Palestrante: Drª Betânia Alfonsin – Doutora em Planejamento Urbano e Regional pelo IPPUR/UFRJ. Professora da Faculdade de Direito da FMP. Coordenadora do Grupo de Direito Urbanístico da FMP.

2.    24/06 - Direito à Cidade, à Moradia e à Regularização FundiáriaPalestrante: Dr. Jacques Alfonsin -  Procurador do Estado aposentado. Mestre em Direitos Humanos pela UNISINOS. Fundador da ONG ACESSO – Cidadania e Direitos Humanos. Advogado Popular.

3.    08/07 - Transparência e Democratização da Gestão PúblicaPalestrante: Dr. Sérgio Baierle – Cientista Político. Membro do Conselho Diretor do CIDADE – Centro de Assessoria e Estudos Urbanos.

4.    22/07 – Instrumentos de defesa dos direitos fundamentais Palestrante: Dra. Adriana Schefer do Nascimento – Defensora Pública do Estado do RS. Coordenadora do NUDEAM – Núcleo de Defesa Agrária e Moradia da Defensoria Pública do RS. Membro da Comissão de Monitoramento dos Efeitos da Copa e Megaeventos (CMCopa) da Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul.

5.    05/08 - Direito à Acessibilidade Palestrante: Dr. Mauro Souza  - Promotor de justiça do Ministério Público do Rio Grande do Sul. Mestre em Direito pela UNISINOS. Presidente da Fundação Escola Superior do Ministério Público do RS (FMP)
          
                   Direito à Mobilidade UrbanaPalestrante: Dr. Marcelo Sgarbossa - Advogado. Especialista em Direitos Humanos. Mestre em Análise de Políticas Públicas pela Universidade de Turim (Itália) e Doutorando em Direito pela UFRGS. Conselheiro da Comissão de Direitos Humanos da OAB/RS. Vereador em Porto Alegre.

6.    19/08 Impactos Ambientais e Alteração da Legislação UrbanísticaPalestrante: Dra. Annelise Steigleder - Graduada em Ciências Jurídicas pela UFRGS - Mestre em Direito pela UFPR - Promotora de Justiça de Defesa do Meio Ambiente de Porto Alegre/RS.

TODOS OS ENCONTROS ACONTECERÃO às 19:00h na FMP: Rua Coronel Genuíno, 421, Sala 5 - 7º andar, Centro (mesma calçada do Cinema Capitólio, perto do Monumento dos Açorianos).

     INSCREVA-SE


ASSISTA AO VIVO A PARTIR DAS 19h30min


Nenhum comentário: