sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Arquitetos e urbanistas realizam neste sábado ato em defesa do Memorial Prestes



Fonte: Saergs

Está marcado para este sábado (29/11), às 17h, ato pela democracia, verdade e justiça em defesa do Memorial Luiz Carlos Prestes (Av. Edvaldo Pereira Paiva, em frente ao Anfiteatro Pôr-do-Sol), em Porto Alegre (RS). A edificação é a única obra de Oscar Niemeyer na capital gaúcha. A mobilização, organizada por arquitetos e urbanistas, é de repúdio a protesto realizado no dia 8 de novembro, quando manifestantes deixaram cartazes com frases ofensivas contra a obra e a memória do militante.O arquiteto e urbanista Paulo Niemeyer, bisneto de Oscar Niemeyer e co-autor da obra, estará presente no ato. “A proposta de demolir o Memorial é um absurdo. Vou estar lá para defender a minha obra”, disse ele, que projetou o Memorial Luiz Carlos Prestes junto com o bisavô. Para ele, os ataques são reações estranhas e sem sentido contra a democracia, pois têm como alvo monumentos ou museus de importância e relevância para a história do país. Em e-mail enviado a centenas de amigos, entre eles arquitetos e urbanistas, ele pediu apoio e repúdio contra a tentativa de demolir o Memorial Luiz Carlos Prestes, “que hoje já é um ícone da arquitetura mundial e que só pode ser motivo de orgulho para o povo porto-alegrense e do Rio Grande”, disse.

Paulo Niemeyer destacou que a mobilização ocorrerá durante todo o sábado e que várias lideranças já confirmaram presença. Segundo ele, o ato também será uma oportunidade para discutir propriedade intelectual e intolerância.

O presidente da Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA), Jeferson Salazar, manifestou apoio ao ato em defesa do memorial. “Não dá para calar diante da ameaça a um patrimônio da nossa história. É um ato contra a história das lutas pela democracia no Brasil”, disse referindo-se ao ataque ao memorial no início de novembro. Além da FNA, dezenas de entidades, entre institutos, associações, fundações e sindicatos, devem participar.

A concentração para o ato público inicia-se às 16h, mas o ato está marcado para 17h. Mais de 400 pessoas confirmaram presença em evento no Facebook.

Previsto para ser inaugurado até o fim do ano, a maior parte do acervo do Memorial Luiz Carlos Prestes será composta por material doado pela filha de Prestes, a historiadora Anita Leocádia. Além de exposições temporárias com objetos pessoais, o local vai abrigar uma coleção de 150 fotos.

Nenhum comentário: