terça-feira, 13 de setembro de 2011

O que mais falta é sossego

Fonte: ClicRBS


Moradores da Vila Sossego, extensão da Rua Sacramento, no Bairro Santana, sofrem com as condições precárias da região. Prefeitura pretende fazer melhorias, mas a longo prazo.

A situação está, no mínimo, difícil para os moradores da Vila Sossego, localizada na antiga margem do Arroio Dilúvio, hoje leito viário da Rua Livramento, no Bairro Santana. Em meio a falta de regularização da energia elétrica, lixões, postes e um muro ameaçando desabar, a preocupação da moradora do número 384 da via, Jenifer Ferreira Carvalho, é constante.
– O poste em frente à minha residência balança muito em dias de vento – alerta a ascensorista.
Moradores fazem reparos
A vizinhança organizou uma força-tarefa para fazer reparos na rua, já que a prefeitura demora para executar as soluções prometidas.
– Tive que colocar estacas de madeira para segurar a estrutura e evitar uma tragédia – relata o morador Jeferson Flores Souto, 36 anos.
Além dos postes comprometidos, existem focos de lixo acumulados ao lado das residências. 

Luta pela regularização

Segundo a presidente da Associação dos Moradores da Vila Sossego, Geneci Frolim Nogueira, 55 anos, a prefeitura considerou a região como área de interesse social e planejou mudanças estruturais no local. A vila é uma extensão da Rua Sacramento, no Bairro Santana, zona residencial de classe média da Capital.
– Luto pela regularização da área desde 1995. Aqui, todos os moradores querem pagar pela energia, mas a Ceee não dá chances de diálogo e diz que a área é de risco.
Enquanto aguardam as melhorias, os moradores precisam conviver com o medo. Em frente ao número 757, há um muro que pode cair a qualquer momento. A dona de casa Mirta Maria Prestes, 55 anos, não esconde o nervosismo:
– Fico aflita pensando que o muro vai cair em cima de alguém. Ele está inclinado e localiza-se na passagem principal da vila.
As providências
O DMLU informa que a coleta do lixo é feita regularmente e a limpeza dos focos de lixo, de 15 em 15 dias. O departamento solicita que os moradores denunciem quem joga detritos no fim da rua.
A Secretaria do Planejamento informa que a Vila Sossego está ocupada por aproximadamente 60 famílias há mais de 40 anos. A área foi considerada Área Especial de Interesse Social (AEIS), em 2008. A assessoria de imprensa da Ceee informou que não localizou nenhum pedido de regularização da Vila Sossego no sistema. A comunidade deve abrir um protocolo, em uma agência da companhia, para análise de viabilidade da instalação da rede. Já o poste citado na reportagem não foi instalado pela companhia.
Saiba mais
* De acordo com o Plano Diretor de Porto Alegres, as AEIS são destinadas a habitações de interesse social. Tem destinação específica, com normas próprias de uso e ocupação do solo. Podem ser de quatro tipos.
* A Vila Sossego foi considerada AEIS I, ou seja, quando pessoas de baixa renda espontaneamente ocupam uma área, pública ou privada. No primeiro caso, é concedido direito real de uso. No outro, usucapião especial. 
* A medida garante que o núcleo passe a integrar os programas de regularização municipais, sem a remoção dos moradores, exceção feita às moradias em situação de risco e em casos de excedentes populacionais.

Nenhum comentário: