sábado, 24 de novembro de 2012

Déficit Habitacional dos Municípios do Rio Grande do Sul

Por Karla Moroso
Arquiteta Urbanista

A Latus Consultoria, Empresa que está elaborando o Plano Estadual de Habitação de Interesse Social - PEHIS, calculou o Déficit Habitacional dos municípios do Estado do RS com base nos dados do Censo IBGE 2010. Esta informação é fundamental para subsidiar as ações do poder público, o desenho de seus programas , o planejamento de seus investimentos visando a implementação de políticas públicas efetivas no campo da moradia de interesse social.

Da mesma forma, é de fundamental importância que estes dados extrapolem os limites da instiuição pública e sejam de conhecimento de todos, população, movimentos sociais e entidades que lutam pela garantia do direito à cidade e à moradia.

Os dados disponibilizados pela Latus foram construídos com base nos microdados do Censo de 2010 (IBGE). A presente construção tem referência nos trabalhos da Fundação João Pinheiro. Esta instituição de Minas Gerais criou metodologia de quantificação do quadro das necessidades habitacionais reconhecida nacionalmente e utilizada pelo Ministério das Cidades. A partir deste acúmulo, a Latus apresenta o quantitativo do déficit habitacional por município. Incorpora os conceitos da FJP, realizando algumas adaptações metodológicas.

Acesse o site para consulta:  http://www.latus.com.br


Nenhum comentário: