terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Lançamento do PISA acabou em TAC

Fonte: Prefeitura Porto Alegre

Dmae e Fepam assinam acordo sobre estação Serraria na sexta
Assinatura de termo permitirá tratamento do esgoto lançado no Guaíba.Foto: Maria de Lourdes Wolff/Divulgação PMPA
A assinatura do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) entre Dmae e Fepam que será responsável pelo início das operações na Estação de Tratamento de Esgoto da Serraria (ETE) do Programa Integrado Socioambiental (Pisa) deverá ocorrer nesta sexta-feira, 20. Com estas medidas a ETE Serraria poderá funcionar e passar a tratar o esgoto que atualmente é lançado sem qualquer tratamento no lago Guaíba. O interesse público, a necessidade de despoluir o principal manancial de água da cidade e de preservar os investimentos feitos pelo município levaram os órgãos a compor este TAC. A previsão do Dmae é de que se inicie a pré-operação até o próximo mês de março.

A expectativa era de que o documento pudesse ter sido assinado antes desta data. A pedido da Fepam, no entanto, foi postergado em virtude da necessidade de submeter o texto previamente ao procurador-geral do Estado. A partir da assinatura, o Dmae deverá providenciar a instalação dos equipamentos de monitoramento do lago Guaíba e implantar uma unidade de desinfecção para funcionar até que a estação de tratamento se estabilize. Também será contratada uma equipe de três especialistas que analisará os relatórios de monitoramento, os resultados obtidos pelo modelo de dispersão e, ao longo do processo de pré-operação, se manifestará quanto à necessidade ou não do prolongamento do emissário final. Caso haja a necessidade de prolongamento do emissário, o Dmae terá um prazo de até 18 meses para providenciar sua implantação.

As vazões de esgoto tratado serão progressivas, começando com 530 litros por segundo até alcançar a vazão de esgoto hoje disponível e que não ultrapasse 2,5 mil litros por segundo.

Nenhum comentário: