segunda-feira, 14 de julho de 2014

Justiça dá 15 dias de prazo para que famílias deixem área ocupada no bairro Cavalhada

Fonte: Rádio Guaíba

Local, de cerca de dez hectares, pertencia à antiga Avipal

A Justiça acatou um pedido da construtora Melnick Even e determinou a reintegração de posse de uma área invadida na zona Sul de Porto Alegre. O terreno, com cerca de dez hectares, pertencia à antiga Avipal. A liminar é do juiz Mário Roberto Fernandes Corrêa, da Vara Civil do Foro Regional da Tristeza. As famílias que ocuparam a área terão 15 dias para deixar o local. Caso contrário, a Justiça pode contar com apoio policial para liberar a área. A empresa pretende construir unidades comerciais e residências no terreno. Um dos líderes da ocupação, Lenemar Bastos, informou, porém, que até a tarde de hoje a notificação ainda não havia sido recebida.

Cerca de 400 famílias estão acampadas desde a última segunda-feira no terreno da antiga Avipal, no bairro Cavalhada, e prometem permanecer no local até receberem moradias populares. O local foi dividido em lotes e mais 300 famílias devem ser alojadas na área.

As pessoas são provenientes de um grupo de 1,7 mil famílias que foram desalojadas das margens do arroio Cavalhada para a realização de uma obra do Programa Socioambiental (Pisa), cuja meta é ampliar o percentual de saneamento básico do município.

A Prefeitura ainda não deu retorno sobre as obras de residências voltadas para os moradores cadastrados no Departamento Municipal de Habitação (Demhab) na região.
___

Leia mais sobre os impactos do projeto PISA sobre a moradia:

- Blog do FERU/RS:  PISA

- Site do CDES Direitos Humanos

Nenhum comentário: