quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Encontro Nacional do FNRU começa sexta-feira (08), no Rio de Janeiro


Com o lema “Cidade para as pessoas, não para os negócios privados”, o Encontro do Fórum Nacional de Reforma Urbana acontecerá durante os dias 8 até 10 de Agosto no Rio de Janeiro. A estimativa é de que 300 representantes de mais de 50 entidades da sociedade civil organizada, além das que compõem a coordenação do FNRU venham de todos estados do Brasil para participar do evento.

O Encontro começará no dia 8 com o lançamento da campanha “Cidades Seguras para as Mulheres”, da ActionAid, e será seguida por uma audiência pública para o lançamento da Plataforma da Reforma Urbana. Na sequencia, haverá uma aula pública sobre a relação que existe entre a reforma política e a reforma urbana, com palestrante convidado José Antonio Moroni do INESC /Plataforma dos Movimentos Sociais pela Reforma Política.

O segundo dia tem início com uma mesa sobre os desafios da reforma urbana no Brasil e o papel do FNRU, com convidados João Sette Whitaker (FAU-USP) e Carlos Vainer (IPPUR-UFRJ). Durante a tarde, integrantes do FNRU trabalharão em grupos em torno de 5 eixos relacionados à luta para reforma urbana no Brasil e no mundo. O evento termina dia 10 com uma plenária de discussão dos resultados dos grupos de trabalho e deliberação das propostas.

De acordo com Donizete Fernandes da União Nacional de Moradia Popular-UNMP, “O encontro nacional de FNRU é importante por que reúne pessoas de um país de proporções continentais para buscar soluções e construir propostas para o reforma urbana”.

Atualização da agenda da Reforma Urbana

O Encontro é um espaço privilegiado para debater coletivamente a revisão da plataforma do FNRU. Entre as principais pautas do FNRU que serão discutidas: (i) a estruturação de uma política nacional de desenvolvimento urbano e do sistema de desenvolvimento urbano, com potencial de ampliação da democracia e da justiça nas políticas para as cidades; (ii) o controle social e o debate sobre os investimentos substanciais no desenvolvimento urbano; (iii) a implementação dos Conselhos das Cidades nos estados e municípios, consolidando o processo democrático-participativo de debate das questões urbanas; (iv) a regulamentação do Conselho Nacional das Cidades através de projeto de lei, garantindo-se o caráter deliberativo do Conselho; (v) a implementação da Política Nacional de Saneamento Básico e do Sistema Nacional de Saneamento Ambiental, implicando na elaboração dos Planos Nacional, Estaduais e Municipais de Saneamento Ambiental- contra a privatização do saneamento; (vi) o cumprimento da função social da cidade, por meio da realização de medidas como: a imediata suspensão dos despejos nos grandes projetos de infraestrutura urbana; destinação dos imóveis públicos vazios ou subutilizados para habitação de interesse social e demais necessidades sociais dos habitantes da cidade; transporte público de qualidade, sustentável e barato; fim do genocídio da juventude negra nas periferias.

O que é o FNRU
O Fórum Nacional de Reforma Urbana é uma articulação de organizações brasileiras, que reúne movimentos populares, associações de classe, ONGs (organizações não governamentais) e instituições de pesquisa defensoras e promotoras do direito à cidade, por meio da reivindicação de políticas públicas voltadas para a promoção da reforma urbana nas cidades brasileiras.

Mais informações com:
Stacy Torres (Secretária administrativa do FNRU)
secretaria.fnru@gmail.com
telefone: 11 99912-6054
Brian Mier (assessor de imprensa)
brian_mier@riseup.net
telefone: 21 98476-4135


Visite a nossa página no Facebook:https://www.facebook.com/odireito.cidade?fref=ts


INSCRIÇÕESDeverão ser feitas junto à secretaria do FNRU por meio do e-mail: secretaria.fnru@gmail.com

Máximo de 250 participantes.


PROGRAMAÇÃO

Dia 08/08/2014
Local: Câmara de vereadores do Rio de Janeiro – Praça Floriano, n°1 – Cinelândia.
15h00 – Lançamento da Campanha Cidades Seguras para as Mulheres – ActionAid
16h30 -18h00 Audiência Pública: Lançamento da Plataforma Reforma Urbana
20h00 Aula Pública: Reforma política e a reforma urbana
Convidado: José A. Moroni (INESC).
Dia 09/08/2014
Local: IFCS – UFRJ – Largo São Francisco de Paula, n° 01 – Centro. 
09h00 as 13h00 – Mesa: Os desafios da reforma urbana no Brasil e o papel do FNRU
Convidados: João Whitaker (FAU-USP) e Carlos Vainer (IPPUR-UFRJ)
Almoço- 13h00 as 14h00


14h00 – 17h30 – Discussão em grupo em torno dos eixos:


1 – Organização do FNRU e articulações estratégicas nos espaços institucionais: definição da agenda prioritária.


2 – Impactos dos grandes projetos e violações ao direito à cidade (agenda pós Copa).


3 – Violência e segregação urbana sob a ótica de raça, de gênero e da juventude.


5 – A luta por cidades mais justas e a articulação das políticas de mobilidade, acessibilidade, saneamento, e habitação.


6 – Agenda internacional do FNRU e a luta pelo direito internacional à cidade.

20h00 – Atividade Cultural
Dia 10/08/2014
Local: IFCS – UFRJ – Largo São Francisco de Paula, n° 01 – Centro. 
09h30 – 13h00 – Plenária de apresentação dos grupos de trabalho, discussão e deliberação das propostas.

13h00 – Encerramento

MAIS INFORMAÇÕES

Enviem dúvidas para o e-mail secretaria.fnru@gmail.com ou pelo telefone 11 2174-2017 (das 14h00 as 18h00).

Nenhum comentário: