sábado, 2 de agosto de 2014

"Prefeitura de Canoas dá continuidade ao reassentamentos no Residencial Mathias"


Residencial Mathias| Foto: Paula Vinhas/Secom Canoas
Residencial Mathias| Foto: Paula Vinhas/Secom Canoas
Fonte: Sul21
Alessandra Obem 
Prefeitura de Canoas
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SMDUH) de Canoas dá continuidade nesta sexta-feira (1º) à mudança das famílias que moram na Vila Porto Belo. Elas serão reassentadas no Residencial Mathias, na Rua Campinas, 780, no Bairro Mathias Velho, onde já vivem as famílias que saíram das valas do Leão, da Rua Curitiba e vila Dique São Paulo, na sexta-feira passada (25).
De acordo com a secretária da SMDUH, Joceane Gasparetto, os reassentamentos, além de beneficiarem famílias com melhor infraestrutura urbana, também favorece a execução de importantes obras de saneamento e prevenção a enchentes:
“Com a transferência destas famílias, a Prefeitura totalizará a liberação de 11 áreas irregulares e de risco, não passíveis de moradia, para serem urbanizadas”, disse.
As vilas Dique, Rio Branco, Paquetá, Fátima e Canil, a Rua TT na Avenida das Canoas, Loteamento Torres e a Caese, no Bairro Rio Branco, são as demais áreas liberadas e destinadas à revitalização, pois as famílias destas localidades já estão reassentada com dignidade.
Família de áreas de risco
O Residencial Mathias destina-se a 280 famílias definidas no terceiro sorteio do programa habitacional do Governo Federal e as que são oriundas das áreas de risco nas vilas Dique São Paulo, Porto Belo, valas da Curitiba, do Leão e mais duas famílias com crianças com sérios problemas de saúde, além das famílias que possuem pessoas com deficiência e idosos.
A dona de casa Aline de Lima Dias, de 25 anos, que nasceu e viveu na área da Vala Curitiba, por 25 anos, foi uma das primeiras a se mudar para o Residencial Mathias: “Hoje estou numa casa que é nossa e posso dormir sossegada, pois agora as minhas crianças têm mais segurança e podem brincar com tranquilidade”, comemora.
Áreas em processo de revitalização
Nas áreas de risco desocupadas serão investidos recursos federais em macrodrenagem, através do PAC2 e do financiamento municipal com a Corporação Andina de Fomento (CAF). Esse locais, em fase de revitalização, darão lugar à uma perimetral, que ligará os bairros Mathias Velho e Rio Branco.
As melhorias
Entre as melhorias estão: canalização e drenagem do Dique São Paulo; continuidade da revitalização da Vala do Leão; construção de uma casa de bombas; mais investimentos em saneamento básico; e o fechamento das Vala Curitiba, que já se iniciou.
Produção de Moradias
-Famílias já beneficiada com moradias: 2.451
-Moradias em construção: 2.512
-Obras de moradias previstas: 1.034

Nenhum comentário: