O Fórum Nacional de Reforma Urbana juntamente com outras organizações promoveu três atividades durante o Fórum Social Temático.
No dia 25/01 ocorreu a primeira reunião para discutir a consolidação do Fórum SUL de Reforma Urbana. Com a presença de representantes dos movimentos que participam da Coordenação Nacional (MNLM, CONAM, CMP e UNMP) e ONG a reunião representou um passo importante para o fortalecimento dos fóruns regionais.
O encaminhamento principal do encontro foi o agendamento da reunião que acontecerá em Florianópolis no dia 12/02/2012 com representantes dos três estados para consolidação do Fórum SUL de Reforma Urbana.
Já na manhã do dia 27/01 o Fórum Nacional de Reforma Urbana juntamente com a Aliança Internacional dos Habitantes, a No-Vox e a Coalizão Internacional do Habitat promoveu a oficina Reforma Urbana e Meio Ambiente. A oficina oportunizou o debate sobre a importância da construção de uma agenda socioambiental para as cidades e a necessidade de incluir na pauta do FNRU a discussão sobre a Conferência Rio +20.
O Seminário "Movimentos Populares Construindo Alternativas Através do Cooperativismo" ocorreu no período da tarde do dia 27/01. Neste momento, muitos participantes manifestaram seus questionamentos, alternativas e relataram suas lutas para conquistar o direito de morar, de viver e de participar do processo de construção das cidades. Os relatos demonstraram que a luta é permanente, seja diretamente ligada à moradia ou contra a forma como o capitalismo estende suas raízes até a mais tenra idade, crianças e jovens das cidades brasileiras.
Veja mais algumas fotos das atividades.
Fotos: Lucimar F. Siqueira
Vídeo realizado pela CoberturaFSTematico
Nenhum comentário:
Postar um comentário